Olá! hoje vou ensinar como montar um alarme usando o Arduino e um sensor de movimento PIR. O sensor PIR (Passive InfraRed sensor) é um sensor eletrônico que mede a luz infravermelha irradiada de objetos. O sensor PIR também é conhecido como sensor de presença ou sensor de movimentos, e ao conectá-lo ao Arduino você terá como controlar este sensor e disparar diversas ações ao detectar movimentos.
Este projeto de alarme é capaz de detectar movimentos em um ambiente disparando um sinal sonoro e acendendo um led. Pode ser usado por exemplo na porta de entrada da sua casa ou em algum cômodo e quando alguém passar por lá o alarme será disparado. Então se você necessita ser avisado da presença de alguém em um determinado lugar este projeto é uma opção interessante e fácil de fazer.
O sensor PIR é fácil de se encontrar, a maioria das lojas virtuais e físicas que vendem Arduinos e/ou componentes eletrônicos normalmente possuem este sensor. Só verifique se o sensor PIR que você pretende adquirir possui controle de sensibilidade da detecção de movimentos. Este que usei no projeto do alarme possui três pinos, controle de sensibilidade e controle de tempo que o sensor fica "ligado" quando detecta algum movimento.
Para desenvolver o projeto Alarme com Arduino e sensor de movimentos PIR você vai precisar de:
- Arduino;
- sensor de movimentos/presença PIR;
- led;
- buzzer de 5 volts;
- 2 resistores de 220 ohms;
- protoboard;
- bateria de 9 volts;
- suporte para bateria com plug para ligar no Arduino;
- fios para interligar os componentes.
O Arduino que usei neste projeto foi um xing ling, que mostrei no polêmico post diferenças entre um Arduino verdadeiro e falso. Olha o cristal de quartzo dele, tá torto!
Segue abaixo o esquema detalhado do projeto do Alarme com Arduino e sensor de movimento PIR. Através deste esquema fica mais fácil de se ter uma visão geral, e de como montar corretamente o projeto. Este esquema foi montado no software Fritzing.
Abaixo segue o código fonte do projeto, prontinho e testado, é só copiar, colar, compilar e fazer o upload para o Arduino.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
| /* Projeto Arduino - Alarme com Arduino e sensor de movimento PIR Por Jota ---------------------------------------- --=<| www.ComoFazerAsCoisas.com.br |>=-- ---------------------------------------- */ //Declaração das variáveis referentes aos pinos digitais. int pinBuzzer = 7 ; int pinSensorPIR = 8 ; int pinLed = 9 ; int valorSensorPIR = 0 ; void setup() { Serial.begin( 9600 ); //Inicializando o serial monitor //Definido pinos como de entrada ou de saída pinMode(pinBuzzer,OUTPUT); pinMode(pinSensorPIR,INPUT); pinMode(pinLed,OUTPUT); } void loop() { //Lendo o valor do sensor PIR. Este sensor pode assumir 2 valores //1 quando detecta algum movimento e 0 quando não detecta. valorSensorPIR = digitalRead(pinSensorPIR); Serial.print( "Valor do Sensor PIR: " ); Serial.println(valorSensorPIR); //Verificando se ocorreu detecção de movimentos if (valorSensorPIR == 1 ) { ligarAlarme(); } else { desligarAlarme(); } } void ligarAlarme() { //Ligando o led digitalWrite(pinLed, HIGH); //Ligando o buzzer com uma frequencia de 1500 hz. tone(pinBuzzer, 1500 ); delay( 4000 ); //tempo que o led fica acesso e o buzzer toca desligarAlarme(); } void desligarAlarme() { //Desligando o led digitalWrite(pinLed, LOW); //Desligando o buzzer noTone(pinBuzzer); } |
E para concluir segue abaixo o vídeo do Alarme com Arduino e sensor de movimentos PIR em funcionamento e disparando sempre que detecta algum movimento. Veja!
E se você gostou, curta, compartilhe, dê um joinha no vídeo e inscreva-se no nosso canal do YouTube para sempre estar por dentro e acompanhar os novos projetos e nos dar aquela força. Um grande abraço e valeu!
Retirado de:
http://www.comofazerascoisas.com.br/como-fazer-um-alarme-com-arduino-sensor-de-movimentos-pir.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário